Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, Associação Portuguesa de Azeite, afirma ao Olive Oil Times, que um aumento de 40% na produção de azeite é esperado quando a colheita começar em outubro. Prevê-se que a produção total atinja 140,000 toneladas.
“Se atingirmos estes valores de produção, será uma produção recorde em Portugal, a maior desde que houve registos oficiais” – Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite
Apesar das condições de seca que se viveu em todo o país no verão passado, este nível de produção é esperado devido ao alto investimento que foi feito no setor da Olivicultura, a destacar nesta última década.
A secretária-geral da Casa do Azeite diz que o maior obstáculo para os produtores portugueses no ano de 2019 é o mercado. Embora os rendimentos tenham aumentado nos últimos anos, o setor enfrenta vários desafios.
“Como em outros países produtores europeus, o principal problema que o setor enfrenta em Portugal é os baixos preços do azeite, que não paga suficientemente aos produtores, principalmente nas áreas de produção mais tradicionais, com custos de produção mais altos e menor rentabilidade ”, afirmou Mariana Matos.
A campanha iniciará, em todo o país, no mês de Outubro.
Fonte: Olive Oil Times
Veja a notícia completa no link abaixo: