IBR e BVD são responsáveis por cerca de 40% a 50% das causas de perdas de gestação
A IBR e BVD estão entre as doenças infecciosas virais que podem afectar as vacadas de bovinos de carne em extensivo. São associadas a desordens reprodutivas e responsáveis por grande parte das causas de perdas de gestação dos animais.
IBR (Rinotraqueite Infecciosa Bovina)
- É uma doença viral que causa nos animais sinais de problemas respiratórios, problemas reprodutivos (aborto, repetição de cio), vulvavaginites, balonopostite e encefalite.
- A infecção pelo vírus da IBR é caracterizada por temperatura elevada, descarga nasal excessiva, conjuntivite e descarga ocular, narinas inflamadas, frequência respiratória aumentada, tosse, perda de apetite e depressão.
- A transmissão do vírus ocorre por o contacto a outros animais.
BVD (Diarreia Viral Bovina)
- É uma doença viral que causa nos animais problemas reprodutivos (defeitos congênitos, abortos precoces, repetição de cio…), síndrome hemorrágico e nascimentos de bezerros fracos.
- A presença do vírus BVD nos animais é caracterizada por perda de apetite, ulceração na boca, salivação abundante, temperaturas elevadas, diarreia, desidratação e manqueira.
- A transmissão do vírus pode ocorrer pelas secreções nasais, saliva, sangue, fezes e/ou urina, e também por contacto directo com objectos contaminados.
Na Portugal Rural fazemos a vacinação necessária para prevenir e controlar o aparecimento destas doenças, através do programa BOVICARE.
As nossas Happy Cows agradecem 😉